O papel. Propriedades e caraterísticas

Ficha informativa sobre o Papel
Resumo histórico:
Os antigos não conheciam o papel e as suas primeiras tentativas para escrever foram realizadas nas paredes rochosas das cavernas que lhe serviam de habitação, em cascas de árvores, em folhas de palmeiras, em tabuinhas cobertas de cera e por fim nas cascas de papiro (cana que cresce nas margens do rio Nilo no Egito) e que deu origem ao nome de papel.
Aparece depois o pergaminho (peles de animais), onde para escritas de luxo se chegava a escrever com letras de ouro.
Mais tarde, na China, é inventado o fabrico do papel por Tsai-Lum, o qual fabricou a primeira pasta de papel com fibras de árvores. Ainda hoje se fabrica o papel da mesma origem vegetal, embora em máquinas bastante mais desenvolvidas que naquele tempo.
Fabrico do Papel
As árvores depois de cortadas são transportadas às fábricas onde são descascadas e cortadas em pequenos pedaços. Estes pedaços de tronco entram num recipiente (trituradora) onde são triturados passando de seguida para o fervedor, onde lhe é misturada lixívia muito forte que os desfaz completamente. A esta pasta dá-se o nome de pasta de celulose que depois de filtrada e refinada, passa para a misturadora onde lhe é misturada:
Cola – Para tornar a pasta mais compacta.
Carga – Para tornar a pasta mais homogénea.
Corante – Para lhe dar cor se necessário.



Propriedades e características do Papel:
Espessura: O papel pode ser muito fino ou grosso.
Gramagem: Tem a ver com a espessura do papel e o seu peso em gramas por m2..
Resistência: Há papéis que devido à sua espessura e constituição, são mais difíceis de rasgar, por isso dizem-se mais resistentes.
Textura: Os papéis podem apresentar uma superfície lisa e sedosa ou podem ser rugosos ou mesmo ásperos.
Cor: Os papéis de pendendo do pigmento que lhe for adicionado, podem apresentar várias cores.
Impermeabilidade: Há papéis que levam na mistura para o seu fabrico certos produtos que os tornam impermeáveis, ou seja repelem os líquidos.

Formato: O papel foi normalizado e foram adotadas medidas específicas quanto ao seu tamanho. O tamanho maior é o A0 1189mm por 841mm que é o dobro do A1, este é o dobro do A2, o A2 é o dobro do A3 e assim sucessivamente.

Comentários