Ficha informativa sobre Argilas


FICHA INFORMATIVA SOBRE ARGILAS

A  argila ou barro é um material natural que se encontra no solo.
É conhecida e utilizada pelo homem desde os tempos primitivos, quando este descobriu que podia modelá-la. Depois de seca e levada ao fogo, ficava estável e resistente.
Os locais onde a argila é extraída, no solo ou em subsolo chamam-se jazidas ou barreiros.
Surge a partir de uma rocha sedimentar, isto é, formada a partir de detritos de outras rochas que se depositam (sedimentam) por acção da erosão, na superfície terrestre.
Os seus principais elementos constitutivos são a sílica e o alumínio. A combinação do oxigénio com estes elementos produz o dióxido de sílica (46,64%) e o óxido de alumínio (39,45%) que se combinam quimicamente com a água (13,91%), constituindo o barro. Em química este composto é designado pelo nome de silicato de alumínio.
Tal como se encontram na natureza, excepção feita para o caulino, a maior parte dos barros ou margas não contêm geralmente mais que 50% de barro puro. Esses barros contêm também consoante a sua proveniência, dióxido de sílica livre (sob a forma de quartzo), soda, potassa, cal e compostos de ferro. De acordo com a percentagem destes compostos de ferro ou de outros componentes minerais, com o respectivo grau de oxidação ou ainda com o seu conteúdo noutros componentes colorantes, os barros adquirem cores diferentes depois de cozidos. A escala de cores vai do branco ao preto, passando por amarelo, vermelho, verde e azul.
Podemos ter barros gordos e barros magros. Os barros magros ou curtos partem mais facilmente quando são trabalhados, o que os torna impróprios para serem trabalhados na roda de oleiro, enquanto que os barros gordos se caracterizam por uma maleabilidade muito maior e por isso são aqueles que melhor servem para trabalhar cm a roda.


PROPRIEDADES DA ARGILA:
COR : De acordo com a sua composição, a argila apresenta-se com cores variáveis (branco, alaranjado ou cinzento).
A argila mais pura, bastante mais clara designa-se por caulino.

PLASTICIDADE : A argila tem a capacidade de adquirir e manter diferentes formas ao ser trabalhada. Mesmo depois de seca e antes de ser cozida, pode ser novamente trabalhada se lhe adicionarmos água.
RESISTÊNCIA:  É a propriedade que a peça tem de manter a forma dada após secagem e de se tornar mais resistente após a cozedura.
IMPERMEABILIDADE:  Depois de cozida e vidrada a peça deixa de absorver líquidos.
SONORIDADE:  Propriedade que a argila tem de emitir sons, através de pequenos batimentos, após a cozedura.



Áreas de Trabalho:
1.    Olaria – Processo técnico onde é possível construir peças com formas e dimensões diversas, através várias técnicas. Estas peças redondas ocas e simétricas, destinam-se a transportar ou a conter produtos sólidos ou líquidos. Podem ser feitas a partir da roda de oleiro ou por intermédio de outras técnicas.


Técnicas para a construção de peças:
·        Rolo
·        Placa
·        Sólido geométrico
Técnicas de decoração antes da secagem:
·        Estampagem
·        Gravação
·        Incrustações
·        Engobes

Técnicas de decoração após a secagem:
·        Polimento
·        Pintura
·        Vidragem






  1. MODELAÇÃO – Modelar a argila consiste em dar-lhe forma, criando figuras e objectos resultantes da nossa imaginação ou da nossa observação da realidade.






3.    Moldagem – Processo técnico que permite reproduzir, várias vezes, determinado objecto, com maior perfeição e rapidez de execução.
Para a reprodução de peças por via líquida é necessário preparar barbotina, a calda de gesso, uma peça que será o nosso positivo de modo a preparar o molde que pode ter várias partes que se chamam tasselos.

INSTRUMENTOS DE TRABALHO:

·        Mãos
·        Garrote
·        Rolo da massa
·        Teques
·        Recipientes para água e barbotina
·        Esponja
·        Avental
·        Garfo
·        Saco plástico
·        Pano de algodão
·        Prancheta
·        Lixa
·         Pincéis
·        Discos giratóris
·        Roda de oleiro eléctrica ou manual





Comentários